A banda curitibana Naghost lançou o segundo vídeo lírico de seu EP de estreia, previsto para 2025. A música escolhida foi “Road to Èkó”, que narra um momento decisivo na jornada de Kayin, protagonista do universo lírico do grupo. O lançamento ocorre num momento especial para o quinteto, logo após o sucesso do show em que o Naghost abriu para o Massacration.
“Road to Èkó” remete a um sonho do jovem Kayin, em que ele reencontra o espírito de seu pai. Juntos, eles visitam uma pedreira e encontram Xangô, orixá da justiça e do trovão, que revela a missão de Kayin: iniciar uma jornada pela estrada rumo à cidade de Èkó, contribuindo para a expansão do culto aos orixás e ancestrais para além da África.
Confira o videoclipe e “Road to Èkó” aqui:
A banda, formada por André Mendes (guitarra e backing vocal), Julio Cezar Siqueira (baixo), Jefferson Moraes (guitarra), Caco Andrade (vocal) e Cayo Albuquerque (bateria e backing vocal), incorpora referências culturais e rítmicas afro-brasileiras ao heavy metal. André Mendes destaca a riqueza musical da faixa:
“Road to Èkó tem divisões rítmicas marcantes, com tercinas e trocas de acento típicas dos pontos associados a Xangô. Além disso, incluímos um ponto ao orixá no final da música para fortalecer a conexão com nossa proposta artística”, explica.
Fundada em 2020, a Naghost combina sonoridade pesada com temáticas ligadas às tradições espirituais afro-brasileiras. O EP de estreia, que sairá em 2025, é inspirado em um livro escrito por André Mendes e narra a trajetória de Kayin, um jovem da tribo iorubá traficado para o Brasil no período colonial. A história da resiliência, da espiritualidade e da herança das religiões de matriz africana, destacando a cultura da diáspora em uma abordagem única.
Acompanhe a banda:
Fonte: The Bridge Press
Comments