top of page

Pela primeira vez no Brasil os suecos do Darkane apresentam um show empolgante e caloroso aos fans

  • Foto do escritor: Maria Correia
    Maria Correia
  • 16 de abr. de 2023
  • 5 min de leitura

Texto: Filipe Moriarty - @filipemoriarty

Fotos: Gabriel Gonçalves - @dgfotografia.show

Realização: Tumba Productions - @tumbaprod & Xaninho - @xaninhodiscos

Press: LP Metal Press - @pmetalpress


Os suecos do Darkane realizaram um show exclusivo no ultimo dia 29 de março (quarta-feira) no La Iglesia Borratxeria (Rua João Moura, 515 - Pinheiros - São Paulo). A apresentação contou com a presença de alguns fãs e começou pontualmente as 19h com os já conhecidos músicos do Inherence, uma hora depois dos portões se abrirem.


Sendo a primeira banda a adentrar os palcos do La Iglesia, o Inherence é formado em 2016 por João Limeira (Bateria) e Marcelo Liam (Guitarra) Thiago Castor (Vocal) e Rafael B2 (Baixo). O grupo trouxe um death metal combinando com o mathcore. de muita qualidade. O público ainda era mínimo quando eles subiram ao palco para executar sons do seu disco Dogma e Entrails of Human Desire.

Os músicos abriram com "God of Nothing" do álbum The Entrails of Human Desire de 2019 e, então seguiu-se com "Art of Killing" do disco Dogma de 2018 , "Phantom Eye Syndrome" do já citado albúm de 2019 e "Sorry", faixa surpresa que estará presente no próximo álbum da banda além "Empire of Decay" do já citado albúm de estreia de 2018. Ainda era pequeno o público quando "Slavery Design" ultima faixa do álbum de 2019 foi tocado.


As três ultimas faixas executadas foram "Cycle of Violence"(Dogma,2018), "Vile But Divine" e "Chapter Of Human Carnage" ambas do The Entrails of Human Desire de 2019. A banda ao vivo demonstra muita excelência técnica e vitalidade, porém ainda peca em recursos. A apresentação foi visceral deixando um clima elevado para as bandas da sequencia, como só o Inherence sabe fazer.


Setlist Inherence:

GOD OF NOTHING

ART OF KILLING

PHANTOM EYE SYNDROME

SORRY

EMPIRE OF DECAY

SLAVERY DESIGN!

CYCLE OF VIOLENCE

VILE BUR DIVINE

CHAPTER


A banda Hammurabi veterana de Belo Horizonete, Minas Gerais adentrou logo após a apresentação dos monstros do Inherence, com um setlist mais robusto e repleto de recursos imersivos. A banda conta com a formação para apresentação do guitarrista Guilherme Goto, Daniel Lugondi(guitarrista e fundador),o Baterista Yuri Alexander e o baixista Gabriel Kaspar, teve lá seus atropelos com o TP/VT na introdução porém facilmente contornados. Sonoramente falando, a banda é excepcional e conseguiu mostrar isso em palco.


A primeira faixa executada foi "Blessed by Hate" do albúm The Extinction Root de 2010, que adentrou aos palcos ao som de sua intro atmosférica bem ancestral, seguirando com The Emperor Returns to the Front e "Prelude to Creation" do álbum L.A.W de 2018. Novamente o grupo deixa a frente do palco e o som em TP toma novamente, dessa vez anunciando Öil, Smoke and Blood" do já citado Extinction Root.

Sem delongas Daniel Lugondi evocou Kings of Babylon" faixa do L.A.W e "Highway of Death" do Extinction Root. Nesta em especial o vocalista introduz com um pequeno comentário sobre a BR 381 e as mortes que a mesma causou.


A última parte da apresentação ficou com "Wrath Against the Dying of the Light" do já citado álbum de 2018, "And The Soul Of The Planet Is Gone" do disco de 2010 e "Followers of Black"(L.A.W, 2018) encerrando a apresentação e assim dando espaço para banda principal da noite, o Darkane.


Setlist Hammurabi:

INTRO + BLESSED BY HATE

THE EMPEROR RETURNS TO THE FRONT

PRELUDE TO CREATION

OIL, SMOKE AND BLOOD

KINGS OF BABYLON

HIGHWAY OF DEATH

WRATH AGAINST THE DYING OF THE LIGHT

AND THE SOUL OF THE PLANET IS GONE

FOLLOWERS OF BLACK


A banda sueca de heavy metal que se originou em Helsingborg em 1998, Darkane é conhecida por sua mistura de Death Metal & Thrash com sinfonia e trechos de música barroca, como o uso de sintetizadores em estúdio, violões e, ocasionalmente orquestras completas e canto coral.


É a primeira vez que a banda pisa em solo brasileiro e dessa vez veio com a formação um tanto diferente da atual que conta com Lawrence Mackrory (vocais), Klas Ideberg (guitarra), Christofer Malmström (guitarra), Jörgen Löfberg (baixo) e Peter Wildoer (bateria). Para a turnê sul-americana foi convocado o monstruoso Andy Solveström, Ex-Amaranthe no lugar do então fixo Lawrence Mackrory, que de acordo com a matéria do site Bravewords (Veja AQUI ) declarou:

"Durante esses últimos anos, minha carreira de produção musical teve prioridade sobre ser um membro da banda, e quando nos ofereceram essa turnê muito recentemente, eu já havia reservado os primeiros meses de 2023 com trabalho de produção. Já que o resto da banda realmente queria para fazer esta turnê agora e não poder adiá-la, dei a eles minha bênção para encontrar um substituto para esta turnê, e eles encontraram um cantor muito incrível, competente e experiente para lidar com o microfone. Desejo a eles tudo de bom sorte nesta longa turnê pela América Central e América do Sul!"


A banda vinha super empolgada para essa turnê e isso foi visível graças a forma com que esses caras estavam se apresentando, sempre empolgados e muito calorosos. A turnê Latino-Americana do Darkane trouxe faixas do álbum Inhuman Spirits de 2022, sétimo disco de inéditas da banda depois de um hiato de 9 anos.


Com um setlist longo e recheado o grupo passou por diversas canções e conseguiu administrar um show pequeno, afinal mesmo com o nome que o Darkane tem, a casa não chegou a atingir os 100% da ocupação. Os suecos iniciaram seu setlist com "Inhuman Spirits" faixa titulo do mais recente álbum do grupo e assim seguiram com "Innocence Gone"do Expanding Senses de 2002, "Fading Dimensions" do álbum de 2005 Layers of Lies, que foi também representado pela faixa que dá nome ao disco na apresentação.


Era possível ver um pequeno grupo de verdadeiros fãs cantando junto com Andy Solveström quando o mesmo chamou "The Sinister Supremacy" e além desta, a faixa "Ostracized" do álbum de 2013 Sinister Supremacy foi executada. Em 'Mansion of Torture" do já citado Inhuman Spirits de 2022, tanto banda quanto público já estavam em sintonia frenética. Outras faixas executadas foram "The Arcane Darkness" e "July 1999" do albúm Rusted Angel de 1999,a faixa titulo do albúm de 2005 - "Layer of Lies" além de mais algumas do novo álbum como "Awakeninge" e "The Quintessence of Evil".


O Bis ficou por conta de "Chaos vs Order" do já citado Expanding Senses e "Convicted" do álbum já citado de 1999 - o Rusted Angels. Encerrando a apresentação, o grupo foi ovacionado pela dezena de fãs presentes no pequeno La Iglesia em meio a "Olê olê olê Darkane, Darkane" e a banda se despediu novamente, dessa vez em definitivo mostrando que estão preparados e esperando para uma volta ao país.


Um show que entrará pra história da banda em sua trajetória inédita pela America Latina e para os fãs que puderam ver seus ídolos de tão perto

Setlist Darkane:

INHUMAN SPIRITS

INNOCENCE GONE

FADING DIMENSIONS

TP - SOUND OF PRE-EXISTENCE

THE SINISTER SUPREMACY

MANSION OF TORTURE

THE ARCANE DARKNESS

OSTRACIZED

LAYERS OF LIE

AWAKENING

THE QUINTESSENCE OF EVIL

JULY 1999

TP - HATE REPENTANCE STATE

CHAOS VERSUS ORDER

CONVICTED

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

Site criado por JP Carvalho da JPGraphix, para Metal No Papel 2017 / 2020 - Todos os direitos reservados.

Fale conosco:   mnp.metalnopapel@gmail.com

bottom of page