PIC-NIC lança videoclipe de “Pobre de mim” como última "dica" sobre próximo álbum
- Maria Correia
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Depois de anos longe da cena, o PIC-NIC — veterano do rock alternativo nacional — segue consolidando seu retorno com o lançamento do videoclipe de “Pobre de Mim”, nesta segunda-feira, 7 de abril. A faixa, que mistura batidas de trap, sintetizadores e guitarras distorcidas, ganha agora um registro visual que aposta na simplicidade estética para fortalecer a força da canção e o reencontro da banda com sua própria história.
Formado no início dos anos 2000, o grupo carioca PIC-NIC escreveu seu nome na cena alternativa brasileira ao longo de mais de 150 apresentações entre 2002 e 2007. Seus dois primeiros álbuns independentes, Pic-Nic (2003) e Feito em Casa (2004), circularam pelo circuito de festivais, programas da antiga MTV e até chegaram ao Jornal Hoje, da TV Globo. Em 2021, após uma longa pausa, a banda retomou as atividades com o resgate de faixas inéditas do passado, reunidas no álbum 2007. Desde então, vieram dois singles — Eletrônica 2.0 e Ano-Novo 2.0 — e participações em eventos como Rockarioca, Bonde Verão, Arena Rock Sunday, entre outros.
Agora, com "Pobre de mim", a banda reafirma seu som e identidade visual. "Pessoalmente, acho que essa é a faixa do próximo disco que mais tem 'cara de PIC-NIC'. A sonoridade dela nos define muito bem", diz o vocalista Guidi. Quanto à letra da canção, explica: "Ela trata, entre outras coisas, da inveja - esse sentimento tão demonizado - e também da admiração. Nisso, aborda também o quanto o conflito entre esses dois estados emocionais pode ser doloroso".
Para o guitarrista Miguel Afonso, a música é o ponto de partida da nova fase. "Foi uma das primeiras que compusemos para o 'Volta', nosso novo álbum. Ela abriu o caminho. Unimos o beat do trap com distorções de guitarra e elementos eletrônicos. E gostamos tanto dela que achamos que merecia um clipe".
Confira o videoclipe de “Pobre de mim” aqui:
O vídeo é dirigido por Rabu Gonzales, conhecido por trabalhos com nomes como Ludmilla, Preta Gil e Xamã. "Recebi o convite com muito carinho. Conheço a banda há muitos anos — cheguei a trabalhar no estúdio onde eles ensaiavam", relembra Rabu. Para o diretor, a proposta era clara: mostrar a banda como ela é. “A primeira fase do PIC-NIC quase não teve clipes oficiais. Então quis criar algo que funcionasse como a 'capa' do disco. Fizemos tudo num estúdio, com luz controlada, núcleos fortes, focando neles. Como nos clipes de antigamente: direto, cru, mostrando a banda tocando. Era o que a MTV fazia, muito, e é algo que se perdeu.”
O novo disco da banda, “Volta”, será lançado em maio e contará com sete faixas.
Ficha técnica:
Composição "Pobre de mim": Guidi, Miguel, Paulo, Chokkito e Robson
Direção e edição do videoclipe: Rabu Gonzales
Faixa gravada no estúdio Marini por Mauro Araújo, Miguel Afonso e Paulo Gehm
Produção musical: Miguel Afonso e Paulo Gehm
Edições digitais: Tércio Marques
Mixagem e masterização: Guilherme Medeiros
Selo: Novevoltz Records / Bonde Music
Distribuição: Virgin Music
Arte: Victor Stephan
Imprensa: Tarcísio Chagas (A Ponte)
Gerente: André Paumgartten
Mais informações:
Fonte: The Bridge Press