top of page

Savatage retorna ao Monsters of Rock em São Paulo após memorável apresentação de 1998

  • Foto do escritor: Maicon Leite
    Maicon Leite
  • há 17 horas
  • 4 min de leitura

Savatage:Foto divulgação Facebook

O festival Monsters of Rock, que será realizado no dia 19 de abril, receberá novamente o Savatage, banda norte-americana de Metal Progressivo e Power Metal que marcou época com sua apresentação na edição de 1998, a quarta do festival em solo brasileiro. O retorno do grupo ao festival traz à tona lembranças de um show que, até hoje, é lembrado pelos fãs. Além do show no Monsters, a banda fará uma apresentação no Espaço Unimed na segunda, 21 de abril acompanhada dos suecos do Opeth.

 

Formado oficialmente em 1983 pelos irmãos Jon e Criss Oliva, o Savatage construiu uma carreira marcada por álbuns conceituais, composições sofisticadas e uma identidade única dentro do Heavy Metal. No entanto, em 1993, a banda sofreu uma grande perda com a morte do guitarrista Criss Oliva, vítima de um acidente de carro. A tragédia abalou profundamente o grupo, mas Jon Oliva decidiu seguir em frente, recrutando músicos para continuar o legado do Savatage. O álbum “Handful of Rain” (1994) foi lançado como um tributo a Criss e se tornou um dos trabalhos mais marcantes da banda.

 

Em 1998, o Savatage subiu ao palco do Monsters of Rock em um período de transição. O álbum “The Wake of Magellan” (1997) havia sido lançado recentemente, consolidando a proposta conceitual e a grandiosidade musical da banda. O festival, realizado no Brasil em setembro de 1998, trouxe novamente nomes como Slayer e Megadeth, além dos shows inéditos do Dream Theater, Manowar, Glenn Hughes e Saxon e das bandas brasileiras Dorsal Atlântica (que tocou graças a um abaixo assinado) e Korzus, mas coube ao Savatage se destacar com um setlist marcante.

 

A banda iniciou o show com "Nothing’s Going On", faixa lançada em “Handful of Rain” e no álbum ao vivo “Japan Live ‘94”, seguida por "Chance", uma das composições mais inovadoras do grupo, destacando a complexidade dos vocais e as mudanças de tempo características do Metal Progressivo. "Jesus Saves", clássico do álbum “Streets: A Rock Opera” (1991), incendiou o público com sua energia, enquanto "Taunting Cobras", de “Handful of Rain”, trouxe peso e agressividade ao repertório. Aliás, o grupo deu grande destaque a este disco, tocando um total de três músicas, destacando a importância de “Handful of Rain” na trajetória da banda após a perda de Criss Oliva.

 

Um dos momentos mais marcantes do show foi a execução de "Edge of Thorns", um dos maiores sucessos da banda. A apresentação seguiu com "Blackjack Guillotine", faixa do álbum “The Wake of Magellan”, que representava a fase mais recente da banda. Em seguida, a faixa-título deste inspirado álbum conceitual, bem recebido pela crítica e fãs.

A emoção tomou conta do público quando "Tonight He Grins Again", do álbum “Streets: A Rock Opera” e "Believe", uma das canções mais emocionantes da carreira do Savatage, ecoaram no festival. "Gutter Ballet", com sua introdução ao piano e um dos refrães mais marcantes do Metal, foi um dos pontos altos da apresentação. O show se encerrou de maneira grandiosa com "Hall of the Mountain King", recebida com entusiasmo pelo público, com seus riffs marcantes e a performance intensa da banda, que hoje segue com a mesma formação daquela época, ou seja, com Jon Oliva (teclados e vocais), Zak Stevens (vocais), Chris Caffery e Al Pitrelli (guitarras), Johnny Lee Middleton (baixo) e Jeff Plate (bateria).

 

Com esse histórico riquíssimo, a volta do Savatage ao Monsters of Rock promete ser um dos momentos mais marcantes do festival. A expectativa é de que a banda reviva essa energia e traga novamente ao Brasil um show tão bom quanto aquele de quase 30 anos atrás, ainda que a alma do “Sava”, o tecladista e vocalista Jon Oliva, não possa viajar devido a problemas graves de saúde.

 

No dia 19 de abril o festival celebrará seus 30 anos no Brasil com uma edição especial no Allianz Parque, em São Paulo. O line-up desta edição comemorativa inclui Scorpions, Judas Priest, Europe, Opeth, Queensrÿche, Stratovarius e Savatage.

SERVIÇO:

Monsters of Rock 30 anos

Data: 19 de abril de 2025 (sábado)

Local: Allianz Parque

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca/SP

Classificação: 14 anos  (Menores de 14 anos acompanhados dos pais ou responsáveis )

Informação sujeita à alteração, conforme decisão judicial.

Horários:

  • 10h: Abertura dos portões

  • 11:30h: Stratovarius

  • 12:55h: Opeth

  • 14:20h: Queensrÿche

  • 15:50h: Savatage

  • 17:20: Europe

  • 19:10h: Judas Priest

  • 21:25h: Scorpions


Ingressos:

 

Na segunda-feira 21 de abril, Savatage e Opeth sobem ao palco do Espaço Unimed com shows completos, onde promete ser um grande evento para os fãs.

Serviço: Savatage & Opeth

Data: 21 de abril (segunda-feira)

Local:  Espaço Unimed

Endereço: Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda/São Paulo

Classificação: 18 anos (Menores de 18 anos acompanhados dos pais ou responsáveis )

Informação sujeita à alteração, conforme decisão judicial.

Horários:

  • 17h: Abertura das portas

  • 19:30h: Opeth

  • 21:30h: Savatage


Ingressos:


Para mais informações sobre o festival, acompanhe os perfis abaixo:

 

 

As opiniões expressas nesse site são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião de seus editores.

Site criado por JP Carvalho da JPGraphix, para Metal No Papel 2017 / 2020 - Todos os direitos reservados.

Fale conosco:   mnp.metalnopapel@gmail.com

bottom of page